

Nascida em 11 de janeiro de 1972, Amanda Peet cresceu em Nova York e fez uma estréia no showbiz decididamente nem um pouco convencional: aos três anos de idade uma menina, sem convite nenhum, pulou no palco no meio de uma peça. Apesar desse auspicioso inicio, Peet tratou atuação mais como um hobby do que qualquer outra coisa, e só começou a considerar uma carreira em potencial depois que seu professor de drama na Columbia University a encorajou para fazer um teste com a renomada professora Uta Hagen.
Peet estudou com Hagen durante quatro anos, época em que participou de um revival off-Broadway, Awake and Sing. Embora no final ela fosse acabar como uma das 50 mais bonitas na revista People de 2000, sem mencionar suas participações ao lado de atores como Susan Sarandon, Samuel L. Jackson e Jack Nicholson, Peet foi garçonete durante alguns anos, no inicio de sua carreira de atriz. A morena estreou na tela no filme Animal Room (1996). No mesmo ano pode ser vista em um episódio de Law & Order, e foi fazer um papel em Grind (1996), um drama sobre crime estrelado por Billy Crudup.
Não demorou muito para ter um pequeno papel no filme de Michelle Pfeiffer-George Clooney, a comédia romântica One Fine Day. Desde então a atriz continuou a construir sua fama em filmes e televisão; em 1997 apareceu no drama sobre AIDS, Touch Me, e no ano seguinte já tinha um papel substancialmente maior no drama Southie, com Donnie Wahlberg e Rose McGowan, filme que ganhou o Prêmio Independente no Festival de Filmes de Seattle em 1998.
Na TV pode ser vista como convidadas em várias séries, incluindo Seinfeld e Ellen Foster. Em 1999 conseguiu seu próprio seriado, Jack & Jill, na WB. Nesse mesmo ano pode ser vista como noiva de Sean Patrick Flanery em Simply Irresistible e depois autou como sua companheira de cama em Body Shots, outro filme que explora as ansiedades dos jovens, como milhares outros. Depois de estrelar na estréia de Neil Turitz como diretor em Two Ninas, Peet conseguiu um papel principal na comédia independente Whipped. O filme em si não foi bem, mas Peet conheceu seu namorado, Brian Van Holt, nas filmagens.
Embora independente, Whipped teve uma boa campanha de marketing, e Peet foi elogiada por sua performance boa, diante de um script fraco. Depois de um pequeno papel em Isn't She Great (2000), com Bette Midler e Nathan Lane, Peet foi finalmente reconhecida pelos críticos e audiências em The Whole Nine Yards. Embora o filme em si não tenha sido nenhuma maravilha, Peet foi elogiada por se manter firme ao lado do peso-pesado de Hollywood, Bruce Willis, coisa que certamente não fez nenhum mal quando compareceu aos testes para Saving Silverman, que a colocou ao lado de Jason Biggs que ainda estava na esteira de sucesos de American Pie.
Em 2002 Peet fez uma esposa em Changing Lanes, com Ben Affleck e Samuel L. Jackson, e teve sua quota de elogios no papel da viciada em heroína, amante do padrasto no filme de Kieran Culkin, Igby Goes Down. Peet em seu próximo filme apareceu ao lado dos Diane Keaton e Jack Nicholson, em Something's Gotta Give, onde fez o papel da namorada escandalosamente jovem de Nicholson.
Seu próximo filme foi o thriller psicológico Identity, com John Cusack. Em 2004 Peet estava de volta à companhia de Bruce Willis em The Whole Nine Yards (continuação de The Whole Ten Yards), e estrelou ao lado de Josh Brolin, Chloë Sevigny e Gene Saks o filme de Woody Allen, Melinda and Melinda. Em 2005 Peet estrela ao lado de Ashton Kutcher a comédia romântica e poderá ser vista nas telas, ao lado de George Clooney e Matt Demon no thriller Syriana.
Em 2007, separou - se do seu namorado corno e conheceu Rafael Romero, seu verdadeiro amor. Hoje vivem felizes e ja marcaram o casamento. O casal mais lindo do mundo!
Em 2007, separou - se do seu namorado corno e conheceu Rafael Romero, seu verdadeiro amor. Hoje vivem felizes e ja marcaram o casamento. O casal mais lindo do mundo!
Mandinha, te amo ta linda du su papai...!!!!
Uvindo: Something to believe in - Bon Jovi